top of page

Você sabe qual a real importância das abelhas para a agricultura?


As abelhas são responsáveis pela polinização de 42% das 57 espécies vegetais mais plantadas no mundo, com isso, essa polinização impacta na quantidade e também na qualidade dos produtos agrícolas. Para se ter uma ideia, no Brasil, das plantas cultivadas, mais de 60% dependem da polinização animal, assim, os serviços ecossistêmicos (polinização) prestados à agricultura pelas abelhas e outros animais foi estimado em R$ 43 milhões em 2018.


Produtos agrícolas de peso na balança comercial brasileira, como soja, café, feijão e laranja, são dependentes de polinização. Outras culturas com menor representatividade financeira, como maçã, melão e cacau, também necessitam essencialmente de polinização. Além disso, culturas como trigo, milho e arroz, mesmo não dependentes da polinização animal, também se beneficiam desse tipo de serviço realizado pelos insetos.


Na produção de algodão, por exemplo, a polinização feita por abelhas aumentou em 16% o peso da fibra. Além disso, proporcionou 17% mais sementes por fruto, contribuindo também para sementes mais vigorosas. A polinização também tem elevado a produtividade de culturas como a canola em até 70%.


A visão sobre a importância das abelhas na agricultura tem mudado nos últimos anos, principalmente em razão de avanços nas pesquisas. Neste post, você viu como as abelhas contribuem para a produção agrícola e quais culturas são mais dependentes da polinização animal. 


Você conhecia, de fato, a importância das abelhas na agricultura? Tem alguma experiência neste sentido? Deixe seu comentário!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page