top of page

Você sabe o que é Febre Aftosa?



Doença causada por um vírus altamente contagioso. O vírus da febre aftosa pertence à família Picornaviridae, gênero Aphtovirus. Existem sete sorotipos diferentes que são endêmicos em algumas partes do mundo, sendo eles: A, O, C, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia1.


Toda suspeita de doença vesicular é de notificação imediata e obrigatória.

O vírus têm impacto econômico significativo, e quando são verificados sinais clínicos como febre, vesículas na boca, patas e úbere de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos) deve-se comunicar imediatamente e solicitar uma visita do Serviço de Defesa Sanitária Animal do estado.

A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

Prevenção

  • Proteção de zonas livres mediante controle e vigilância dos deslocamentos de animais nas fronteiras;

  • Sacrifício de animais infectados, recuperados e de animais suscetíveis que entraram em contato com indivíduos doentes;

  • Desinfecção dos locais

  • Destruição dos cadáveres e produtos animais suscetíveis

  • Quarentena;

  • Vacinação

Campanha nacional da vacinação: No dia 1 de maio começa a primeira fase de vacinação da febre aftosa, onde deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. A vacina deve ser mantida refrigerada entre 2 e 8 graus e a dose é de 2 mL por animal, aplicada na tábua do pescoço. Após a vacinação, o produtor deve fazer a declaração de vacinação em postos designados pelo serviço veterinário estadual.

• Abaixo está o calendário de vacinação dos estados brasileiros!

copy2_of_CalendriodeVacinao_2021
.pdf
Download PDF • 165KB

Fontes:

- https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/febre-aftosa/programa-nacional-de-erradicacao-de-febre-aftosa-pnefa

- https://www.iagro.ms.gov.br/programa-nacional-de-erradicacao-e-prevencao-de-febre-aftosa-pnefa/



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page