top of page

Qual a importância da higienização na ordenha?

A limpeza dos equipamentos de ordenha e tanque é um fator de extrema importância, pois é um dos pilares básicos para se produzir um leite com qualidade.

O objetivo principal da limpeza é a remoção dos resíduos do leite do equipamento através do uso de água, juntamente com detergentes apropriados. A desinfecção também é de grande importância para alcançar padrões de qualidade higiênica aceitos no leite, a qual varia conforme o modelo de sistema de ordenha instalado na fazenda, tais como: balde ao pé, transferidores e canalizados.

O ponto mais afetado pela limpeza é a Contagem Bacteriana Total (CBT), mas também afeta a Contagem de Células Somáticas (CCS). Em relação a CTB, caso houver uma falha na limpeza dos equipamentos ou na rotina de ordenha, os parâmetros sofrem alterações em curto espaços de tempo, ocasionando prejuízos para os produtores e indústria de lácteos. Entretanto, em relação a CCS, as referidas falhas no manejo de limpeza podem fazer com que ocorra o aumento da contaminação das teteiras, por exemplo, por microrganismos e consequentemente, aumenta o risco de infeções na glândula mamária das vacas.

O monitoramento do processo de limpeza da ordenha e tanque deve se tornar rotina nas fazendas. Tal controle deve ser feito através da checagem dos processos, inspeção visual da tubulação e também dos resultados da análise de qualidade do leite.


Baixe nosso cartaz do passo a passo do que fazer na hora da ordenha.


Hora da Ordenha
.pdf
Download PDF • 9.08MB

Quer saber mais? Fique de olho no nosso blog ou entre em contato.


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page