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#PraCegoVer e a Acessibilidade Virtual


No Brasil existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar, representando um grande número de pessoas. Essas pessoas também estão no mundo online! Para acompanhar o mundo digital, utilizam de programas de leitores de tela que fazem a transformação de informações visuais em áudio. No entanto, para que as imagens possam ser reproduzidas, é necessário a descrição e o texto alternativo para torná-las acessíveis.


Como funciona? A palavra “ver” é aplicada no sentido de “ter acesso” a algo, fazendo um trocadilho e alertando as pessoas que enxergam, que pessoas com deficiência visual também estão nas redes sociais. O foco principal da hashtag é fazer com que todos vejam que todo mundo pode integrar pessoas com deficiência no seu universo através de um simples passo. Além disso, quando é colocada na legenda de alguma imagem/vídeo, indica que a partir dali haverá a descrição da imagem e que o conteúdo está acessível. Principais redes como Instagram, Facebook e LinkedIn têm esse recurso, apesar de não ser devidamente divulgado. Tal recurso permite que, de acordo com os dados informados pelo dono do post, seja feita a descrição da imagem. O conteúdo não aparecerá no texto da publicação para as pessoas que enxergam, porém, para as pessoas com deficiência visual que usam os leitores de tela, o entendimento dessas imagens fica muito mais fácil.


Como fazer essa descrição?

  1. Diga o formato do conteúdo: Fotografia, Ilustração, Vídeo.

  2. Direção: Faça a descrição da esquerda para a direita e de cima para baixo.

  3. Elementos: Informe elementos como cores, cor de fundo, cor de cabelo, olhos e roupa de forma sucinta mas caprichada.

  4. Dica: Olhe a imagem e feche os olhos, recordando os elementos que marcaram para você e descreva-os.

Mídias sociais e o texto alternativo: Instagram: Selecione a foto para publicação >> Clique em avançar, na parte inferior da tela clique em Configurações avançadas, em seguida, também na parte inferior da tela, clique em Escrever texto alternativo e por fim, faça a descrição da sua publicação. LinkedIn: Selecione a imagem que irá publicar, faça o upload e em seguida clique na opção “Adicionar texto alternativo” que aparecerá logo abaixo da imagem. Com o campo de texto aberto, descreva a publicação. Facebook: Na sua conta, inicie a publicação, faça o upload da imagem, clique em editar foto. Selecione a opção Texto alternativo do lado esquerdo da tela e descreva a publicação.


Por que usar #PraCegoVer? Ainda existem redes sociais que não dispõem do recurso do texto alternativo ou que limitam a quantidade de caracteres para a descrição. Com o uso da #, mesmo sem o recurso, a visibilidade da causa é valorizada. Além disso, mesmo em redes sociais que aplicam o recurso, é importante escrever um pequeno texto dizendo : “#PraCegoVer essa imagem possui recurso de texto alternativo” para tanto os usuários com deficiência visual quanto os que enxergam saibam que a publicação é acessível.

O projeto mudou o comportamento de muitos artistas e empresas no mundo digital. Mesmo sendo um pequeno passo, pensar na inclusão e na empatia pode transformar a realidade de muitas pessoas. Traga esse movimento para as redes sociais e transforme a realidade de alguém.

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