top of page

Piscicultura : A importância da qualidade da água


No filme “Procurando Nemo” há uma cena em que o aquário está repleto de sujeira e o dentista P.Shermann fica super preocupado em limpá-lo, mostrando a importância da limpeza da água para a saúde de seus peixes.

A qualidade da água inclui fatores e características como a cor, temperatura, transparência, pH da água, oxigênio e amônia que são importantíssimas para manter o equilíbrio do ecossistema aquático.

Assim como no aquário do filme, tanques e locais usados para criação de peixes também devem manter a qualidade da água em equilíbrio. Outros fatores além dos citados também interferem na qualidade e no desempenho da produção.

- Cor da água: O ideal é que a água não esteja nem muito clara e nem muito escura.

Água cristalina indica baixa produtividade e deve ser corrigida com adubação e fertilização.

Se a água estiver verde ou marrom deve ser feita renovação da água, suspensão da alimentação e aeração.

- Temperatura: As espécies têm diferentes temperaturas para melhor adaptação e desenvolvimento, chamada de temperatura ótima.

Os peixes têm seu metabolismo aumentado conforme a maior temperatura, podendo ser medida a partir de termômetros de mercúrio na superfície, meio e fundo da água.

- Transparência: Capacidade que os raios solares têm de passar para a água, ou seja, quanto mais clara a água, mais luz chegará ao fundo e é medida com o Disco de Secchi. A transparência está diretamente relacionada com a presença ou não de Plânctons que são pequenos animais e vegetais.

- PH da água: É determinado pela concentração de bases e ácidos na água.

Fatores que podem alterá-lo são respiração, adubação, fotossíntese, calagem e poluição. Portanto, deve ser medido toda semana através de um peagâmetro, Kits de piscina ou papel de tornassol.

- Oxigênio: É o gás mais importante para os peixes, portanto devemos dar uma grande importância.

A temperatura da água é uma grande influência na quantidade de Oxigênio Dissolvido, ou seja, quanto mais baixa for a temperatura, mais Oxigênio terá o meio aquático e quanto mais alta for a temperatura, menos Oxigênio terá na água. O oxigênio pode ser medido através de um oxímetro,

- Amônia: A concentração máxima aceitável na água deve ser 0,1 mg/l e deve ser medida 1 vez por semana e quando se adiciona à água fertilizantes que contenham amônia em sua formulação.

A excreção dos peixes e excesso de alimento que não foi ingerido são fontes de amônia na água dos tanques.

Invista e sempre mantenha o equilíbrio da água da sua produção, aumentando sua produtividade e a qualidade de vida dos seus peixes.

Entre em contato conosco para saber mais informações sobre nossos serviços em análise de água.


Fonte: https://www.embrapa.br/documents/1354377/1752280/Import%C3%A2ncia+Monitorar+Qualidade+%C3%81gua+Piscicultura.pdf/d685903a-b6b0-473f-9bce-2d14387b00e0?version=1.0 : https://respostas.sebrae.com.br/a-importancia-da-qualidade-da-agua-na-piscicultura/#:~:text=Para%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20peixes%2C%20os,concentra%C3%A7%C3%A3o%20de%20sais%20em%20solu%C3%A7%C3%A3o.


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page