Marketing no Agronegócio - o que, por que e como?
- Capjr Consultoria
- 26 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Como é o marketing no agronegócio?
O marketing é um segmento comum em muitas áreas e, no agronegócio, é algo bastante explorado por grandes empresas. Nessas empresas, há predomínio de dois tipos de marketing: o sazonal e o de eventos. O de eventos está relacionado com palestras locais e estandes da empresa em eventos e, o sazonal, ocorre em determinadas épocas do ano, sendo muitas vezes relacionado ao ciclo produtivo presente na empresa.
Qual a importância do marketing na área?
Visto que os cenários econômicos são instáveis e tendem a muitas mudanças, é necessário realizar novas abordagens para que o agronegócio esteja sempre presente na mídia. Utilizando as estratégias de marketing, é possível consolidar a presença dos produtores no mercado e, além disso, faz com que empresas grandes comecem a gerar novos negócios nesse nicho competitivo que é o agronegócio.
Quais os benefícios?
As estratégias de marketing devem ocorrer tanto em grandes quanto em pequenas empresas, visando a visibilidade da mesma no mercado. Com a adoção das estratégias, é possível melhorar a interação com o público-alvo, uma vez que a falta de interação pode levar a empresa ao esquecimento; aumentar as vendas; melhorar o relacionamento com o cliente, apresentando as vantagens da empresa e fidelizando o mesmo; e possibilitar a consolidação a partir do posicionamento da empresa dentro do mercado.
Como iniciar uma estratégia de marketing digital no agronegócio?
É importante a empresa definir a persona (público-alvo do negócio) e desenvolver o funil de vendas, o qual estabelece as etapas de decisão de compra de um potencial cliente. Para auxiliar no marketing, é interessante ter um site de fácil acesso e entendimento por parte dos consumidores, produzir conteúdo próprios como e-books, posts informativos, cases de sucesso, visando atrair um potencial cliente e conservar aqueles que já são.

Comments