top of page

Importância do Controle Zootécnico para propriedades que buscam aumentar a eficiência na gestão


O controle zootécnico funciona como ferramenta para gerenciar as atividades de uma propriedade, servindo como um método para organizar, monitorar e registrar as atividades e dados referentes aos animais e manejo empregado.

Sua importância é altíssima pois dá retorno ao produtor sobre a eficiência das práticas usadas no manejo, seja ele reprodutivo, sanitário ou alimentar. Isso permite que a tomada de decisão seja baseada nos resultados positivos ou negativos. Essa ferramenta é uma forma de registrar dados fundamentais relacionados aos manejos sanitário, reprodutivo e produtivo do rebanho.


Execução

O controle zootécnico pode ser executado através de softwares que registram, armazenam e gerenciam as informações que foram coletadas. No entanto, a maioria dos pequenos produtores não fazem o uso de computadores e novas tecnologias, fazendo com que sejam necessárias outras alternativas para o uso da ferramenta. Com isso, esse grupo de produtores acabam usando como alternativa ferramentas como cadernos com fichas em que são feitas as anotações referentes ao rebanho.


Dificuldades

Os pequenos produtores acabam tendo dificuldades ao fazer o uso de novas tecnologias, não tendo acesso a recursos mais avançados para fazer o controle zootécnico. Entretanto, mesmo fazendo o uso de ferramentas mais simples para fazer a escrituração zootécnica, (caderno de fichas) acabam encontrando dificuldades em lidar com a ferramenta. Isso ocorre por vários motivos, variando de acordo com cada realidade.

Dentre esses motivos, a dificuldade de enxergar as vantagens de se fazer o uso da ferramenta é um dos mais encontrados por parte desse grupo de produtores. Ao não se fazer as anotações contínuas dos dados, a eficácia na gestão da atividade acaba se tornando mais difícil.


Vantagens

Fazer o registro ou a escrituração zootécnica ajuda o produtor a definir o desempenho de sua atividade por completo e de forma sólida.

Ao se fazer a interpretação desses dados, o produtor assume quais decisões serão feitas de forma direcionada e real, uma vez que são o levantamento de informações da propriedade como um todo.


Bibliografia: FIGUEREDO, Mayke Alex Faria. Implementação De Controle Zootécnico Em Pequenas Propriedades Leiteiras Na Microrregião De Unaí-MG: enfoque sobre produtividade e renda, 2018. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/ica/files/2019/04/TCC-20181-Mayke-Alex-Faria-Figueredo.pdf>. Acesso em 15/12/2020.



139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page