top of page

Eventos online

Os eventos online cresceram de forma exponencial em 2020 devido ao fator pandemia, muito abordado atualmente, inclusive em diversos blogs nossos. A impossibilidade de aglomeração por parte das pessoas e a necessidade das empresas, instituições e grupos acadêmicos divulgarem seus trabalhos, fez com que diversos eventos na modalidade online fossem divulgados e realizados.


Nesse período você provavelmente participou de algum desses eventos e teve se familiarizar com algumas ferramentas para sua realização, tais como o Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, entre outros.



As vantagens do evento online:


A realização de um evento na forma online, tem algumas vantagens se comparado com o presencial. Apesar dessa modalidade (online) ter sido usada por todos os criadores de eventos no último ano e em 2021 devido à foças maiores (pandemia), sua realização possui alguns ganhos que veremos a seguir.


Antes de falar das vantagens do evento online em relação ao presencial, vamos mostrar uma desvantagem, para que se possa fazer um contraponto. Com certeza, a experiência vivenciada em um evento presencial é mais intensa que em um online, pois a interação com o publico é mais rica e o ambiente presencial é preparado para aquela prática sendo comum a todos os que participaram do evento.


Já o evento online tem algumas vantagens, como a questão da logística. É mais fácil se programar para prestigiar um evento online, tendo em vista que você não terá que se preocupar com um transporte para chegar ao local do evento, pois claro, sua casa é esse local. O horário também possui o mesmo raciocínio, demanda menos tempo para alguém se preparar para assistir este tipo de evento se comparado com o presencial, esse fator da logística possibilita que um maior número de indivíduos possa participar do evento, pelo fato de que a forma online ter como característica superar barreiras como a distância e a capacidade de um lugar físico.


Além disso, o custo de realização de um evento online é menor, porque não é necessário alugar um lugar, pagar despesas de possíveis palestrantes, despesas com brindes etc.



As formas de realizar um evento online:

1. Webinars

O webinar pode ser transmitido ao vivo ou pré-gravado, seu principal intuito é educacional, sendo realizado por palestrantes com conhecimento no assunto proposto.


2. Meetups

Os meetups têm como intuito a troca de conhecimento entre profissionais de uma área, a princípio a ideia dessa modalidade é que os encontros acontecessem de forma presencial, porém, é totalmente possível realizar de forma online.


3. Seminários online

O objetivo de um seminário é agregar conhecimento aos seus participantes, através do debate de ideias sobre determinado tema. A característica desse evento é seu caráter educacional.








11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page