top of page

Como trabalhar com a diversidade nas empresas

Além de estimular a troca de ideias, a diversidade diminui barreiras enfrentadas por diferentes grupos!




Diversificar a equipe consiste em integrar a ela diferentes grupos sociais que ainda enfrentam dificuldades no mercado de trabalho, como negros, mulheres, LGBTQIA+, idosos e pessoas com deficiência. Essa diversificação inclui profissionais com diferentes ideias, visões de mundo, experiências e idades. Dessa forma, criam-se espaços com a circulação de perfis variados.

Em um estudo da Global Recruiting Trends 2018, a diversidade é uma tendência no universo corporativo. As pesquisas apontam que as empresas priorizam a diversidade pelos motivos: 78% para melhorar a cultura; 62% para aumentar o desempenho financiamento e 49% para representar melhor os clientes.

Em outro estudo, a consultoria McKinsey & Company (2015) afirma que as empresas que implantam a diversidade de gênero têm 15% a mais de chances de terem performance superior. Além disso, empresas com diversidade étnica têm 35% a mais de chances de elevar o desempenho, nos mostrando a importância da diversidade corporativa.


Desafios encontrados nas empresas

Cultura Organizacional: Se a empresa não tem sua cultura organizacional voltada para o tratamento igualitário, oferta de oportunidades para todos os membros da equipe e respeito, a implantação da diversidade enfrentará diversas barreiras.

Portanto, como deve ser um esforço de todos, a cultura organizacional é um suporte para a empresa criar times diversificados. Para isso, códigos de conduta e mecanismos devem ser criados para que a ideia saia da teoria e funcione na prática.

Preconceito: Infelizmente muitos membros não conhecem a importância da diversidade, tendo assim comportamentos inadequados, falem de forma desrespeitosa e ofensiva e façam piadas. Portanto, cabe a todos enfrentar e combater o preconceito e a discriminação.


Algumas dicas são importantíssimas para trabalhar a diversidade dentro das empresas, como:

1. Saber a importâncias da diversidade;

2. Respeitar ideias divergentes;

3. Trabalhar a quebra de estereótipos;

4. Tratamento igualitário;

5. Superar preconceitos;

6. Fazer um processo seletivo igualitário.


Além da diversidade ajudar na resolução de problemas a partir de variadas visões de mundo e trazer um ganho cultural, contribuindo para o respeito ao próximo e visões igualitárias da sociedade, ela também pode trazer resultados financeiros para a empresa.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page