top of page

Análise da produtividade: Colheita das parcelinhas

A produtividade é definida como a quantidade de produção por unidade de área.

E por que ela é tão importante para o produtor ?

De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Amélio Dall’Agnol, estimar a produtividade da fazenda ajuda na realização dos processos produtivos, da logística, das vendas e, principalmente, na determinação do quanto o produtor pode lucrar. Além de proporcionar ao produtor um planejamento financeiro para a colheita e para a próxima safra, e outros.

A produtividade tem 4 pilares de rendimento que são: número de plantas por área; número de vagens por planta; número de grãos por vagem e o peso de grãos (normalmente expresso em peso de mil grãos). É importante destacar que todos são relacionados, por tanto um influencia no outro.

No dia 20/03/2021, a Cap Jr. realizou a colheita das parcelinhas da área produtiva com o fim de analisar a produtividade. No total foram colhidos 18 tratamentos.

Nesta publicação iremos te contar como foi realizado um desses pilares da produtividade que será o peso de grãos.

1º passo: Demarcar o espaço que iria ser colhido, o pessoal de atividades agrícolas, junto com a equipe de apoio utilizou uma trena para medir 50 metros das quatro linhas de soja que foram colhidas e bandeiras para sinalizar onde a colhedora deveria passar.

Ao passar, os grãos caem em um saco no qual coletamos as amostras.

2º passo: Utilizar um tabuleiro de contagem de sementes.

3º passo: Pesar os grãos contados em uma balança de precisão.

No final do processo poderá ser feito uma comparação entre os tratamentos e as testemunhas, tendo assim a informação de se os tratamentos tiveram um desempenho melhor do que as testemunhas.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page