top of page

A importância de promover diversidade nas empresas


O QUE É? É um conjunto de pessoas distintas, tanto nas características quanto na sua forma de se expressar culturalmente, que atinge todos os fatores de construção social: nacionalidade, idade, posição social, orientação sexual, crenças, necessidades especiais... Foi um conceito que surgiu no Brasil na década de 90, junto com grandes organizações que se instalaram no país e demandaram conhecimentos distintos de seus colaboradores.


VANTAGENS

A grande vantagem de se explorar a diversidade está justamente aí: obter um leque distinto de conhecimentos, vivências pessoais e habilidades. A diversidade no ambiente de trabalho garante que a organização tenha equipes aptas para lidar com os mais variados desafios e promove diferenciais competitivos. Dessa forma, uma cultura organizacional que traz como pauta e estratégia a promoção de diversidade favorece a inovação e o crescimento da empresa e dos relacionamentos que esta mantém com outras organizações.


IMPORTÂNCIA

No entanto, mais importante do que preencher uma tabela de cotas, a diversidade nas empresas e organizações precisa ser entendida como prática que traz benefícios além da responsabilidade social. É a capacidade de pessoas com culturas diferentes interagirem, todas em prol de resultados em comum, produtivos para a organização.

Promover um ambiente mais diverso, portanto, traz resultados financeiros, ganho cultural e contribuiu para que se estabeleça respeito e uma visão mais igualitária da sociedade. Referências


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page