top of page

A importância da limpeza do jardim no outono



O outono nos premia com cores e cenários surpreendentes, considerado por muitos uma das estações mais bonitas do ano. Isso se dá exatamente pelo fato de as plantas perderem suas folhas, trazendo cores diferentes e transformando a paisagem.


A QUEDA DAS FOLHAS

Com a chegada das baixas temperaturas e a menor incidência de luz solar, as plantas desaceleram seu metabolismo, a fim de guardar energia durante o inverno. Sem a produção de clorofila, as folhas começam a mudar de cor e perder aos poucos a tonalidade verde. A partir disso, as plantas provocam a queda de suas folhas, concluindo o objetivo de poupar nutrientes durante os dias mais frios e formando verdadeiros tapetes naturais.


POR QUE RECOLHER?

Apesar do belo visual que é formado, é muito importante que se faça a limpeza e recolhimento dessas folhas secas. Folhas nas calçadas molhadas tornam-se escorregadias, podendo ocasionar quedas e acidentes e folhas sobre o gramado impedem a chegada de luz solar à grama, fazendo com que a umidade fique retida abaixo dessa camada folhar. Essa umidade retida faz com que o gramado seja prejudicado ou até mesmo abra espaço para o surgimento de fungos.


COMO RECOLHER?

Vassoura própria para jardinagem, que torna o trabalho muito mais fácil e prático, em pouco tempo. Além disso, as folhas e galhos coletados poderão ser utilizados posteriormente como adubo orgânico na forma de serapilheira (Temos um post no perfil mais aprofundado sobre esse tema!)


Fonte:

https://www.agrolink.com.br/noticias/a-importancia-da-limpeza-do-jardim-no-outono_449637.html#


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page