top of page

Você sabe o que é adubação por cama de frango?


A cama de frango é formada por casca de arroz, sabugo de milho triturado, serragem grossa de madeira ou capim picado, ainda é depósito de dejetos, penas e sobras de ração do sistema de criação de frangos. Após o ciclo de cerca de 40 dias de engorda de pintinhos, a quantidade do material gerada é de cerca de 2kg por animal alojado. Assim, um lote de 25 mil aves fornece aproximadamente 50 toneladas de esterco. 

A partir da mistura dos componentes, surge um produto rico em nutrientes, como nitrogênio, cálcio, fósforo e magnésio, entre outros elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas. A matéria orgânica nele contida também é fundamental para melhorar a estrutura do solo, a capacidade de retenção de água e nutrientes e a proliferação de microrganismos e minhocas. 

A adubação com a cama de frango é bastante duradoura, podendo ser utilizada em uma única aplicação na área, no início do verão ou término do inverno, permanecendo assim, por mais de um ano. Porém, antes de aplicar esse recurso, o produtor deve fazer a análise de solo e do composto para a adubação, de acordo com a exigência nutricional da cultura a ser semeada, para, se necessário, complementar com adubo químico.

Hoje, a adubação de cama de frango em pasto é uma excelente saída, tanto para aproveitamento deste material por parte de produtores de frango, quanto para reposição de nitrogênio para aumento de produtividade da pastagem, para os pecuaristas. Em suma, a utilização é viável também em preço quando comparada a ureia. 

Em termos de fertilização do solo, contribui não só com o nitrogênio, mas ainda com fósforo, potássio e outros nutrientes. Assim, sua utilização é 100% viável para a produção de massa, fertilidade do solo e aceitação do pasto pelos animais, uma vez que não interfere em nada quando comparada com a adubação nitrogenada na forma de ureia. 

A cama de frango pode ser utilizada na produção de uma extensa gama de lavouras, por exemplo, no plantio do milho, foram registrados ganhos de até 40% na comparação com o uso de adubo químico. No entanto, antes da aplicação, é necessário que haja análise do solo e também do material curtido, para verificar se é preciso o balanceamento com a adição de outros nutrientes.

A cama de frango misturada com os resíduos da criação possui diversos nutrientes e micronutrientes, cuja quantidade depende do número de lotes de aves confinadas sob o substrato. Entre os nutrientes e micronutrientes, são encontrados: 

- Nitrogênio (N) 

- Fósforo (P) 

- Potássio (K) 

- Cálcio (Ca) 

- Magnésio (Mg) 

- Enxofre (S) 

- Zinco (Zn) 

- Boro (B) 

- Cobre (Cu) 

- Molibdênio (Mb)


E aí? Preparado para utilizar a adubação por cama de frango em sua propriedade?

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page