Você sabe a diferença entre um café especial e um café Gourmet?






Quais as principais características que classificariam um café como tradicional, gourmet ou especial?

-CAFÉ TRADICIONAL – É o café do dia a dia do brasileiro. Seu custo é menor e consequentemente a qualidade também é inferior. Os grãos utilizados possuem maior incidência de defeitos, a torra mais escura é usada para “mascarar” essas imperfeições No final, todas essas características têm como produto uma bebida “amarga”, sem muita distinção no paladar e que muitas vezes precisa fazer aquele parzinho com o açucareiro.

-CAFÉS GOURMET – São grãos selecionados, classificados quanto ao tipo, bebida, torração, moagem, sabor, corpo e aroma. E a junção de todas essas características se reúnem em uma escala de notas criadas pelo Programa De Qualidade Do Café da AIBC de 0 a 10, sendo o Gourmet se enquadrando bebidas que assumem notas entre 7,3 e 10.

-CAFÉS ESPECIAIS – Os cafés Especiais são um pouquinho diferentes dos cafés Goumert. Para sua avaliação são levados em conta o aroma, a uniformidade, a ausência de defeitos, a doçura, o sabor, a acidez, o corpo, a finalização, a harmonia e o conceito final (a apresentação). Utilizando a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA a união de todos esses atributos deve atingir 80 pontos mínimos para ser classificado como um Café especial. Além disso, ele deve manter todas as características físicas preservadas e as sensoriais agradáveis. Os grãos utilizados na moagem devem ser perfeitos e sadios, sem defeitos capitais, ter um bom aspecto e uma boa seca. Para no final, apresentar uma bebida com notas diferenciadas e aromas surpreendentes, além de uma doçura natural dispensando a necessidade da adição de açúcar.

A crescente demanda e oferta de cafés especiais leva a crer que um consumidor, a procura por novas experiências, começa a tomar um café de melhor qualidade e não consegue retornar para o Tradicional, mesmo ele sendo mais barato.

E aí, vai um cafézinho?


Referencias:


ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213464/1/ IMPACTOS DO CRESCIMENTO DO CONSUMO DE CAFÉS ESPECIAIS NA COMPETITIVIDADE INTER-REGIONAL DA ATIVIDADE CAFEEIRA.


Cafés diferenciados: Cresce demanda por sabor | Revista Campo & Negócios (revistacampoenegocios.com.br)

https://www.graogourmet.com/blog/diferenca-entre-cafe-gourmet-cafe-especial-e-tradicional/

https://www.graogourmet.com/blog/diferenca-entre-cafe-gourmet-cafe-especial-e-tradicional/


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo