Por que o funil de marketing é indispensável na sua estratégia de marketing digital?



O marketing tem mudado muito quando comparado a antigamente, onde produtos eram apresentados, principalmente na televisão, obrigando os telespectadores a conhece-lo. Essa estratégia logicamente traz resultados, no entanto, novas tendências surgiram no mercado. Uma delas é o inbound marketing, o qual visa em colocar a necessidade do cliente como foco, e não mais o produto.


Para colocar em prática o inbound marketing é importante nutrir este consumidor com informações que sejam relevantes à ele, atraindo-o de forma voluntária até a decisão de compra. Mas, para chegar a este ponto, existem algumas etapas que precisam ser concluídas.


Pense em um funil real, onde o topo é maior e vai estreitando-se até o final. Da mesma forma podemos pensar no funil de marketing, onde o topo tem um fluxo maior de cliente e, no final, ficam os mais qualificados.


Desta forma, o funil é dividido em três etapas: topo, meio e fundo.

Topo do Funil

O topo do funil é a primeira fase do marketing. Os possíveis clientes normalmente não buscam uma solução ou nem se quer sabem que tem algum problema. Esta etapa visa a identificação de algo que possa estar errado e, desta forma, incentivar uma melhora. Normalmente não é recomendado falar sobre produtos e serviços da empresa.


Meio do Funil Já os conteúdos gerados para o meio do funil podem ser mais técnicos, tirando dúvidas que possam surgir e apresentar algumas soluções e melhorias que possam ser feitas. O objetivo desta etapa é qualificar o consumidor, tornando-o um lead que busque a empresa para ajuda-lo.


Fundo do Funil

O marketing para o fundo do funil deve apresentar a empresa e seus serviços, uma vez que os leads já estão qualificados e buscam soluções para os problemas identificados. O objetivo desta etapa é fazer com que sua empresa seja a primeira opção de escolha para o consumidor. Normalmente são usados cases de sucessos, depoimentos de clientes, resultados do seu trabalho, entre outros.

Importância do funil O funil permite que seja construída uma estratégia de marketing direcionada ao público que você deseja atingir, fazendo com que o conteúdo seja relevante para o seu potencial cliente. Uma trajetória rica em informações que contemplem a necessidade do cliente fará com que ele chegue mais fácil a decisão de compra.

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