Por que minha empresa precisa de identidade corporativa?


- A Identidade Corporativa ou Corporate Identity vai além da aparência da empresa nas redes sociais, representa questões culturais, valores da empresa e sua postura. É essencial para empresas de todos os segmentos e tamanho, pois é muito importante na visão que colaboradores e clientes têm do seu negócio.

Portanto, a identidade corporativa é a junção de elementos essenciais e visuais (como logotipo, paleta de cores,etc).

Dessa forma, a identidade é importante para construir uma imagem de ideologias sólidas da empresa, fazendo com que o público espere determinada posição de acordo com alguma situação. Por exemplo, se a sua empresa faz discursos a favor da preservação ambiental, é incoerente ter parceiros que são conhecidamente poluentes. Isso fará com que os seus clientes questionem e o cobrem sobre essa atitude.

Clientes muitas vezes procuram marcas e empresas que tenham os valores comuns aos deles, e se a sua empresa deixa claro quais são esses valores a aproximação e reconhecimento entre ambos é facilitada.

Alguns fatores como diferenciação, coerência, relevância e reputação devem estar presente quando pensamos em identidade corporativa.

Mas como criar uma identidade corporativa?

Lembre-se que identidade empresarial não é apenas o visual.

A partir disso, una informações como a história da marca, público alvo e por fim, logotipo, tipografia, paleta de cores, linguagem e mensagem.

A junção de todos esses influenciará em setores como:

- Comunicação interna (uniforme, formas de contato com clientes e colaboradores, mural,etc) conseguindo transmitir os valores da empresa com a linguagem ideal;

- Comunicação externa, gerando impacto no público alvo e colaboradores a partir do site, redes sociais, etc, mantendo sempre coerência ;

- Relacionamento com o cliente através da postura adotada pela empresa nos canais de atendimento e na forma de se relacionar com clientes;

- Cultura organizacional, valorizando trabalho em equipe, qualidade de vida, representatividade, entre outros.

Podemos concluir que a identidade corporativa vai desde elementos estéticos a valores, influenciando em todos os aspectos de desenvolvimento do negócio, fidelizando e solidificando o relacionamento com colaboradores, clientes, parceiros, etc.




Fonte: https://rockcontent.com/blog/identidade-corporativa/

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo