O médico veterinário e a saúde pública

- Você sabia que a medicina veterinária vai muito além de cuidar de animais de companhia? É isso mesmo, o médico veterinário tem em sua formação disciplinas que englobam imunologia, epidemiologia, virologia, intensivismo, agentes zoonóticos, farmacologia, patologia, biossegurança, e saúde pública, fazendo com que os mesmos estejam aptos para trabalhar e colaborar em diferentes áreas e situações.

Recentemente o médico-veterinário Laurício Monteiro Cruz foi nomeado ao cargo de diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, ligado à Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Com isso, devido a falta de informação e conhecimento por parte de muitas pessoas, muitas questões foram levantadas em torno desse assunto. No entanto, muitos não sabem que esse mesmo cargo já vinha sido ocupado, de forma interina, por um médico veterinário e que esse mesmo departamento já conta com outros 14 médicos-veterinários.

Esse Departamento traça estratégias de controle e prevenção de doenças transmissíveis, justificando a nomeação de um médico veterinário para o cargo, visando que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal, 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das patologias emergentes têm origem animal.

O médico veterinário é um agente de saúde pública e atua no controle de doenças transmissíveis para humanos. Essa atuação pode ser através do monitoramento da fauna, vigilância em saúde, integrando equipes do SUS desde 2012, ou até fazendo que com a segurança alimentar seja garantida através do controle sanitário realizado na produção ou na inspeção.

Uma atuação de destaque tem sido na atual pandemia, em que estão presentes nos laboratórios oficiais, biotérios, testes de novos modelos de testagem e respiradores, universidades e institutos de pesquisa com os testes de diagnóstico da doença, no desenvolvimento de tratamentos e vacinas humanas e também no auxílio às vigilâncias epidemiológicas.

Portanto, hoje, no dia do médico veterinário, gostaríamos de parabenizar os médicos

veterinários que são profissionais de saúde e podem, além dos cargos mais conhecidos, ocupar cargos de gestão, estando aptos a atuar como secretários, coordenadores, gerentes e diretores de diversas áreas no âmbito da saúde no Brasil e no mundo. Bibliografia: Conselho Federal de Medicina Veterinária



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo