O que é?
É o um grupo de selecionado de pessoas que possuem semelhanças e interesses por determinados assuntos ou marcas, e que são fundamentais para o desenvolvimento das estratégias de marketing.
Normalmente esse grupo tem algumas coisas em comum, por exemplo: faixa etária, sexo e quanto mais informação, melhor é o seu conhecimento sobre seu target, e consequentemente sua relação com ele.
Qual é a importância?
É essencial para o planejamento de campanha, pois o público está cada vez mais exigente e com necessidades diferentes.
É importante reunir o máximo de informações sobre o seu público, como: de onde ele vem, pra onde ele vai, como se comunica, o que chama atenção sobre a sua marca. E fortalecer ainda mais a sua persona, que será alimentada com informações antes e durante a campanha. Trata-se de um processo contínuo de aperfeiçoamento do “personagem” e de como a marca está falando com o público.
Como definir?
1. Faça perguntas aos seus clientes atuais:
Quais são os objetivos que você quer alcançar?
Quais problemas impedem você de conquistar este objetivo?
Quais são suas principais fontes de informação?
Quais as expectativas sobre o meu produto e serviço?
Respondendo a essas perguntas, você terá uma noção exata de quem é e o que espera o público-alvo da sua empresa.
2. Use dados das pesquisas de segmentação de mercado realizadas:
Use informações de pesquisas que já foram feitas e a partir daí poderá obter informações que dificilmente teria acesso apenas questionando os seus clientes. Esses dados poderão ser muito úteis para a criação de conteúdo, desenvolvimento de novos produtos e para o aumento no número de vendas.
3. Entenda quais são os pré-requisitos para ser seu cliente:
Esses pré-requisitos podem ser vários, como o conhecimento de tecnologia para o uso do produto, a posse de certos equipamentos indispensáveis para o uso do produto ou até mesmo a necessidade de uma infraestrutura básica.
Com essas informações, você entenderá diversas características importantes do seu público-alvo sem precisar fazer qualquer tipo de pesquisa.
4. Documente todas as informações de seu público-alvo:
Tão importante quanto conhecer o público-alvo da sua empresa é garantir que nenhuma das informações que você coletou se perca — o que demandaria novas pesquisas no futuro e, consequentemente, mais custos.
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