Conheça 4 passos para definir um público alvo.

O que é?

É o um grupo de selecionado de pessoas que possuem semelhanças e interesses por determinados assuntos ou marcas, e que são fundamentais para o desenvolvimento das estratégias de marketing.

Normalmente esse grupo tem algumas coisas em comum, por exemplo: faixa etária, sexo e quanto mais informação, melhor é o seu conhecimento sobre seu target, e consequentemente sua relação com ele.


Qual é a importância?

É essencial para o planejamento de campanha, pois o público está cada vez mais exigente e com necessidades diferentes.

É importante reunir o máximo de informações sobre o seu público, como: de onde ele vem, pra onde ele vai, como se comunica, o que chama atenção sobre a sua marca. E fortalecer ainda mais a sua persona, que será alimentada com informações antes e durante a campanha. Trata-se de um processo contínuo de aperfeiçoamento do “personagem” e de como a marca está falando com o público.


Como definir?

1. Faça perguntas aos seus clientes atuais:

  • Quais são os objetivos que você quer alcançar?

  • Quais problemas impedem você de conquistar este objetivo?

  • Quais são suas principais fontes de informação?

  • Quais as expectativas sobre o meu produto e serviço?

Respondendo a essas perguntas, você terá uma noção exata de quem é e o que espera o público-alvo da sua empresa.


2. Use dados das pesquisas de segmentação de mercado realizadas:

Use informações de pesquisas que já foram feitas e a partir daí poderá obter informações que dificilmente teria acesso apenas questionando os seus clientes. Esses dados poderão ser muito úteis para a criação de conteúdo, desenvolvimento de novos produtos e para o aumento no número de vendas.


3. Entenda quais são os pré-requisitos para ser seu cliente:

Esses pré-requisitos podem ser vários, como o conhecimento de tecnologia para o uso do produto, a posse de certos equipamentos indispensáveis para o uso do produto ou até mesmo a necessidade de uma infraestrutura básica.

Com essas informações, você entenderá diversas características importantes do seu público-alvo sem precisar fazer qualquer tipo de pesquisa.


4. Documente todas as informações de seu público-alvo:

Tão importante quanto conhecer o público-alvo da sua empresa é garantir que nenhuma das informações que você coletou se perca — o que demandaria novas pesquisas no futuro e, consequentemente, mais custos.


Fique por dentro de nossas publicações e entenda como elas podem te ajudar!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo