top of page

Como reestruturar sua empresa com recursos financeiros reduzidos.

Manter um negócio pode ser muitas vezes uma tarefa bastante difícil, no Brasil o índice de empresas que fecham suas portas após um ano de funcionamento é bem elevado. Isso se deve a diversos fatores, como: impostos elevados, falta de planejamento e elevado endividamento.


Atualmente, essa situação se agravou devido a pandemia e consequentemente a quarentena, muitos negócios tiveram que ficar vários meses com a porta fechada ou horário de funcionamento reduzido, diminuindo suas arrecadações. Nesse contexto os proprietários devem buscar maneiras de reestruturar seus negócios com recursos financeiros reduzidos e é isso que veremos neste blog.



Reestruturação financeira:


A reestruturação financeira de uma empresa é um processo importante para fazer o negócio voltar a ser competitivo. Essa reestruturação deve ser feita em caso de: falta de dinheiro no caixa, atraso para pagar as despesas e os custos, redução das vendas e queda da lucratividade da organização.


Assim, com esse processo de reestruturação é possível encontrar oportunidades de melhoria e alternativas para solucionar o problema financeiro da empresa. Fazendo com que você identifique seus pontos fortes e fracos, sendo importante para alavancar o negócio em momentos de crise, como a pandemia.



Como realizar essa reestruturação financeira?


Realizar um diagnóstico da empresa:

Entender os sinais que seu negócio mostrar que está passando por momentos de dificuldade, é um passo fundamental para entender a atual situação e suas dificuldades. Fazer o diagnóstico consiste em encontrar os problemas para buscar suas soluções. Alguns fatores que evidenciam essas dificuldades, são:

  • Falta de dinheiro para pagar salários.

  • Atraso no pagamento de despesas e custos.

  • Diminuição da receita e lucros.

  • Redução progressiva das vendas.


Elaboração da estratégia:

Após a realização do diagnóstico financeiro, é necessário elaborar a estratégia para solucionar os problemas. O planejamento estratégico possibilita aos gestores entender as perspectivas da empresa a curto, médio e longo prazo. Estabelecendo as ações que devem ser implementadas de imediato (a curto prazo) e aquelas que serão colocadas em prática futuramente (longo prazo).


Desenvolvimento do planejamento financeiro:

Depois de realizar o diagnóstico e desenvolver as estratégias, é hora de colocar o plano em prática. Para esse passo, é necessário conhecer bastante as variáveis da sua empresa, por meio de um controle rígido dos processos dela. Alguns passos para concretizar esse planejamento:


Controle do fluxo de caixa:

Esse controle deve ser feito diariamente, analisando os ganhos e programando as despesas. É importante um controle bem feito, para que não falte dinheiro em caixa, pois quando isso acontece a empresa precisa pegar empréstimos para pagar suas obrigações a curto prazo.


Análise do resultado do exercício (DRE):

A DRE é entregue anualmente pelas empresas, sendo muito importante para se obter uma visão gerencial do negócio. É possível analisar indicadores financeiros com a DRE, como a rentabilidade e a lucratividade da empresa, com esses dados em mão pode-se buscar soluções caso esses indicadores estejam muito baixos.

Revisar os custos operacionais:

Nessa revisão, deve-se analisar os custos fixos e tentar reduzir aqueles que não vão desestabilizar tanto a empresa. Posteriormente, é importante analisar os custos variáveis, verificando se há a possibilidade de diminuir algum desses custos, como por exemplo, buscar fornecedores mais baratos.



Buscar uma consultoria de gestão financeira:

Realizar essa reestruturação financeira pode ser muito complexo. Então, caso você queira facilitar esse processo, é interessante contratar uma consultoria especializada em gestão financeira. Além da competência dos profissionais dessas empresas, eles terão uma visão imparcial da sua empresa, o que é fundamental para a implementação das mudanças necessárias para a reestruturação de sua empresa.





24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page