Como abrir uma empresa com segurança

Todos os dias milhares de empresas são abertas no Brasil, o que deixa evidente o caráter empreendedor do brasileiro. Porém várias pessoas abrem essas empresas sem fazer o estudo de mercado de forma correta, o que tem como consequência a falência de muitos desses negócios, segundo o IBGE 21% das empresas no Brasil quebram após o primeiro ano em atividade


Para o negócio que você pretende abrir não entrar na estatística do IBGE é necessário, consultar um contador, fazer um planejamento financeiro e realizar uma pesquisa de mercado. Este último é muito importante, porque é possível através dessa pesquisa criar a melhor estratégia para o início da empresa, evitando erros e prejuízos financeiros.


Mas afinal, como realizar essa pesquisa de mercado e o que exatamente devo conhecer dele?


Para produzir sua pesquisa de mercado é fundamental coletar dados e para esse processo há duas formas mais conhecidas: utilizar fontes de dados primários, ou seja, aqueles que você próprio vai coletar ou desfrutar de fontes de dados secundários, isto é, aqueles já coletados, sistematizados e disponibilizados por outros, como instituições de pesquisa.

Vamos listar algumas pesquisas de mercado que ajudarão bastante nesse processo:



Conhecer o público-alvo:

Esse é um ponto muito importante, muitas vezes você já pode ter uma ideia das pessoas que compõem seu público-alvo e que provavelmente irão consumir seus produtos. Porém, para ter certeza a melhor maneira é realizar uma pesquisa de mercado.


Para isso, é indicado fazer uma pesquisa ampla, com pessoas de diversas faixas etárias, classes sociais, regiões e com ambos os sexos, com isso você pode testar a aceitação do produto com todos os perfis e ver com qual há o melhor resultado.


Testar o preço:

Outro ponto de grande relevância é o preço, a ideia do seu negócio pode ser ótima e bem executada, mas se o público não está disposto a pagar o valor cobrado de seus produtos, então essa empresa se tornará inviável e corre grandes riscos de não dar certo.

Por isso, pesquisar os preços das empresas que serão suas concorrentes é uma maneira para evitar isso, após analisar esses preços você pode se planejar para não o manter muito acima do concorrente. Além disso, perguntar quanto as pessoas estão dispostas a pagar em produtos que você irá vender, ajuda a entender a viabilidade do negócio e quanto o público está disposto a pagar.



Analisar a concorrência:

Antes de abrir sua empresa é necessário ver se há concorrentes nesse setor, e se sim, qual a opinião dos consumidores em relação à essas outras empresas.

Com essa análise você poderá detectar pontos fracos em suas futuras concorrente e focar em não cometer esses mesmos erros. Também, possibilitará que você pense em um diferencial para seu negócio antes de abri-lo, algo que irá diferenciá-lo dos demais e criar uma opinião positiva do público em relação ao seu produto.



Pensar em um nome e logotipo:

O nome e o logotipo exercem papel importante em qualquer empresa, pois eles expressão a identidade visual daquela organização, por isso é necessário pensar bem nesses elementos.


Logo, é indicado escolher nomes de fácil pronúncia, que não sejam muito semelhantes à de concorrentes e que não remetam a algo negativo. O logotipo não deve ser muito carregado de informações e é preferível escolher cores que fazem sentido juntas.

Conduzir uma pesquisa com seu público utilizando alguns nomes e logos feitos previamente, pode ajudar muito, levando em conta as respostas delas, você poderá escolher a melhor opção.



Conclusão:

A pesquisa de mercado, portanto, é uma arma importante na hora de planejar a abertura de uma empresa, auxiliando na tomada de decisões.


Segundo informações do IBGE, no Brasil estima-se que mais de 8,5 mil empresas são abertas por dia e 80% das micro e pequenas empresas desaparecem no 1° ano de funcionamento, há diversos motivos para o número de empresas que fecham suas portas em 1 ano ser muito alto e um deles é a falta de planejamento antes de iniciar os negócios, por isso todo estudo e preparação feitos são importantes. É nesse sentido que entra a pesquisa de mercado, que pode auxiliar bastante nesse início tão difícil que tem as empresas brasileiras, podendo evitar que sua empresa entre na estatística do IBGE citada acima.







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