A importância do MEJ no mercado brasileiro


O que é o MEJ?


MEJ é a sigla para Movimento Empresa Júnior, é um movimento sem fins lucrativos, que visa formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

O MEJ surgiu na França em 1967 e foi introduzido no Brasil em 1987. O movimento representa um conjunto de empresas juniores, atualmente engloba mais de 900 EJs em mais de 110 universidades espalhadas pelo Brasil.



As instâncias do MEJ


O Brasil é um país de extensões continentais, logo foram criadas instâncias para melhor atender as empresas juniores de cada região.

Brasil Jr.

Essa é a instância nacional, ou seja, representa todas as empresas jr do país.



Federações.

Essas são as instâncias estaduais, representam todas as empresas jr de seus respectivos estados. No caso da CAP Jr, estamos inseridos na FEJESP.



Núcleos.

Essas são as instancias regionais, representam todas as empresas jr de suas respectivas regiões. No caso da CAP Jr, estamos inseridos no núcleo São Carlos.



A importância do MEJ na formação acadêmica:


As empresas juniores são formadas por alunos e orientadas por professores da universidade em que ela se encontra e como dito anteriormente não possuem fins lucrativos.

Os alunos que fazem parte dessas organizações realizam projetos e prestam serviços para seus clientes, aprendendo na prática a exercer a profissão para a qual estão se formando, impactando positivamente na formação do futuro profissional.


Algumas habilidades que os membros das empresas juniores desenvolvem:

· Liderança

· Trabalho em grupo

· Consciência social

· Autocontrole

· Responsabilidade

· Espírito empreendedor



A importância do MEJ no mercado brasileiro:


Além de contribuir na formação dos membros das empresas jr das diversas universidades brasileiras, o MEJ também contribui significativamente para o mercado brasileiro.

Segundo os dados do site da Brasil júnior, desde 2010, o MEJ já impactou mais de R$ 70.000.000,00 na economia brasileira, que são integralmente reinvestidos na educação empreendedora dos estudantes.

Pode-se concluir, então, que o MEJ exerce um papel importante, ajudando na formação de alunos das universidades, através de uma experiência profissional. Contribui para a sociedade também, pois as empresas jr oferecem, em geral, serviços mais baratos que outras empresas e com uma boa qualidade.














66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo