A importância da persona para sua empresa.

O que é persona?

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa, conhecer quem compra seus produtos é fundamental para a criação de uma estratégia de Marketing alinhada com esses consumidores, tornando-as mais eficientes, como: a criação de conteúdo para um blog post que seja interessante para o potencial cliente, a escolha de um layout para o site que combine com o perfil dele e a utilização de ações de vendas mais direcionadas.


Público-alvo X Persona:

Muitos confundem persona com público-alvo, ou não têm esses conceitos muito bem definidos. Então, qual a diferença entre persona e público-alvo?

Público-alvo é a representação mais genérica do cliente ideal de uma empresa, para defini-lo são utilizadas informações demográficas, como a média salarial, idade e formação educacional, caracterizando assim, um grupo que possui as mesmas peculiaridades. Sendo que, as pessoas que fazem parte dele são classificadas, pela empresa, como potenciais clientes.

Já a persona, é a representação mais específica desse cliente ideal, com o perfil dela é possível imaginar exatamente como o cliente é, pois, além de utilizar informações demográficas, são representadas as motivações, os objetivos e os problemas do cliente.


Exemplos:

Público-alvo: Homens, de 30 a 50 anos, casados, graduados, com renda estimada de R$ 7.000.

Persona: Maria Clara, tem 25 anos, mora em São Paulo, formada em Marketing pela UNESP e trabalha para uma multinacional. Ela sempre tenta se manter atualizada sobre as tendências do mercado e faz cursos para alcançar isso. Seu objetivo é crescer dentro da empresa, mas ainda lhe falta experiência. Ela é solteira, não tem filhos e gosta de sair com os amigos aos finais de semana.


Benefícios de ter uma persona bem definida:

Quando se tem uma persona bem defina, você começa a entender os gostos, objetivos e problemas dos seus clientes, o que ajuda muito na hora de traçar a estratégia de Marketing.

Com esse conhecimento você pode:

  • Definir a melhor linguagem e tom de voz, que irá utilizar em seus materiais.

  • Escolher conteúdos mais alinhados com o perfil da persona, para serem abordados nos blogs posts, eBooks e webinars.

  • Utilizar os melhores canais de comunicação, ou seja, os que mais se encaixam com o perfil do seu público.


Como definir a persona?

A criação da persona é um processo, tendo como base dados reais sobre os clientes de sua empresa e não achismos ou suposições, pois as percepções podem enganar.

Para isso, é necessário coletar dados dos clientes, sendo importante traçar o objetivo e a estratégia para essa coleta. O objetivo principal é identificar o perfil dos clientes e a estratégia para isso pode ser a criação de um roteiro com perguntas que possibilitam alcançar o propósito.

Com o objetivo definido, é necessário criar o roteiro de perguntas, essas variam conforme o segmento do negócio, sendo necessário pensar e criar aquelas que mais se encaixam no contexto da sua empresa. Vale pontuar que é importante ter sensibilidade e não sobrecarregar o cliente ou deixá-lo desconfortável.

Depois de ter as perguntas formuladas, é hora de fazer a pesquisa para coletar as respostas, desta forma existem dois tipos, a qualitativa e a quantitativa.

A primeira é feita com um grupo menor de pessoas, mas com perguntas mais profundas, podem ser feitas presencialmente pelo preenchimento de questionários.

Já na segunda, a amostragem é maior, mas os dados obtidos não são específicos como o outro método, geralmente são feitos pela internet, utilizando formulários (Google Forms, por exemplo), ou pela análise de dados via Google Analytics.

Por último, com os dados em mão, você deve analisá-los e ver as respostas que mais se repetiram, para depois traçar o perfil da persona da sua empresa.



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